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domingo, 16 de maio de 2010

Tempo distorcido

ANAMORFOSIS CRONOTOPICAS

Chronotopic Anamorphosis from Marginalia Project on Vimeo.


(da resenha sobre o livro imagem máquina, de Andre Parente)

ARLINDO MACHADO trabalha a temática Anamorfoses Cronotópicas ou a Quarta Dimensão da Imagem. O termo anamorfose é utilizado desde o século XVII, o que seria, basicamente, uma duplicidade de pontos de vista na construção de uma imagem. Com a generalização do termo, o conceito passa a tratar de toda e qualquer distorção do modelo "realista" de representação figurativa.

O autor trata, no entanto, da anamorfose cronotópica, que se refere às "deformações" resultantes de uma inscrição do tempo na imagem. O cinema, por exemplo, cria o seu efeito de continuidade sobre uma seqüência de imagens descontínuas, o dispositivo cinematográfico se baseia em uma espécie de ilusão de ótica, daí a crítica ao cinema, de trabalhar com um movimento falso, pois coloca imagens fixas muito próximas umas das outras.

A Quarta Dimensão diz respeito à imagem eletrônica, os efeitos cronofotográficos produziram, a partir de efeitos diversos, o vídeo e a televisão. Entretanto as câmeras eletrônicas são diferentes das fotográficas e das cinematográficas por sua imagem ser constituída de linhas sobrepostas e sucessivas, como se fosse um mosaico de cores. Tecnicamente, a imagem eletrônica é um feixe de luz que percorre a tela, enquanto variam sua intensidade e seus valores cromáticos.


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